Você alguma vez já pensou em quais são os potenciais benefícios da masturbação?
Infelizmente, esse é um assunto que ainda é um tabu, principalmente entre as mulheres, mas que aos poucos é discutido mais abertamente.
Sendo assim, esse artigo tem o intuito de mostrar alguns dos principais benefícios que você colher com a masturbação.
Quer saber mais? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!
Redução das dores menstruais
A maior parte das mulheres não faz ideia, mas a masturbação pode sim reduzir as dores ocasionadas pelo período menstrual, além de outras.
Assim, masturbar-se durante o período menstrual é uma ótima forma das mulheres conseguirem passar por ele sem sofrer tanto com os aspectos negativos que ele traz.
Isso se dá pelas substâncias que são produzidas pelo organismo, em decorrência do orgasmo, e que reduzem as dores menstruais por uma ação analgésica.
A zona genital, por conta dessas mesmas substâncias, desinflama-se e reduz as dores e o desconforto durante o período menstrual.
Benefícios da masturbação: Melhora a qualidade do sono
Milhões de pessoas, em todo o mundo, sofrem com problemas relacionados ao sono e a masturbação pode ocasionar benefícios nessa área.
Os homens, em especial, conseguem ter um sono de maior qualidade quando masturbam-se, já que após o orgasmo há uma liberação de hormônios e endorfinas que ajudam a relaxar e a chegar ao sono mais rápido.
Aumenta o tempo do sexo
Para os homens, principalmente, o tempo do sexo pode ser algo muito frustrante, ainda mais quando eles sofrem com a ejaculação precoce.
Ao realizar a masturbação sozinho, o homem é capaz de conseguir controlar mais a ejaculação e, com isso, fazer com o sexo dure muito mais tempo, como o desejado.
Benefícios da masturbação: melhora o humor
Justamente por conta da questão da liberação dos neurotransmissores, como a endorfina e também a serotonina, quem masturba-se com frequência tende a ter um humor melhor.
Assim, um dos benefícios da masturbação para homens e mulheres é estar mais feliz, mais humorado e mais relaxado, o que é excelente para reduzir a tensão do dia a dia.
Ajuda a fortalecer o sistema imunológico
Sabia que um dos benefícios da masturbação é ajudar a fortalecer o sistema imunológico?
Muitas pessoas podem perguntar-se: mas o que masturbar-se tem a ver com uma imunidade mais forte?
No caso dos homens, a masturbação, que ocasiona a ejaculação do sêmen, ajuda a levar para fora potenciais bactérias oportunistas que podem vir a ocasionar infecções.
Além disso, estudos mostraram que homens que masturbam-se tendem a produzir uma maior quantidade do anticorpo imunoglobulina A (IgA).
No caso das mulheres, a masturbação parece estar relacionada com uma redução da endometriose, diminuindo assim o risco de infertilidade decorrente dessa doença.
A liberação do muco cervical também elimina potenciais bactérias que podem gerar infecções, assim como ocorre no caso dos homens com o sêmen, o que é de extrema importância para a saúde.
Riscos da masturbação
Sem dúvida não podemos achar que a masturbação é a solução para todos os males da humanidade e que não tem nenhum risco.
O vício na masturbação, como o vício na pornografia ou qualquer vício pode ser muito prejudicial.
Se a masturbação impede que você faça uma atividade corriqueira, como se relacionar, trabalhar ou estudar, você provavelmente está viciado ou próximo de se viciar na masturbação, e deve procurar tratamento.
Conclusão sobre os benefícios da masturbação
Como você viu, muitas pessoas acham que masturbar-se leva apenas ao orgasmo naquele momento, mas a verdade é que esse ato está relacionado com muitos benefícios conhecidos por poucas pessoas.
Neste texto, mostramos alguns dos mais importantes benefícios que você pode obter com a masturbação, como a redução do estresse, dos problemas com o sono e até mesmo de possíveis doenças.
Isso mostra como é importante masturbar-se não apenas para conhecer o próprio corpo, mas para conseguir todos os benefícios que isso pode lhe proporcionar.
Gostou do artigo de hoje sobre conheça os principais benefícios da masturbação?
Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.