Entrevistamos Mike Pecci, cineasta underground norte americano, e aqui ele conta sobre trabalhar com as “suicidegirls”, a carreira de cinema nos EUA, o susto que levou com o cinema brasileiro e dá dicas importantes para quem quer trabalhar com produção visual. Esta entrevista contou com a colaboração de Alan Barros.
1) Você dirige filmes e tem um site, qual é o seu modelo de negócios de hoje,  como viabilizar a produção audiovisual com tantos canais de distribuição, muitos aparecendo e desaparecendo rapidamente?
No meu negócio você tem que ser extremamente flexível. Oportunidades de trabalho aparecem a qualquer momento. Eu às vezes passo dias desenvolvendo conceitos que não me levam a lugar nenhum, e no outro dia eu recebo uma proposta legal para fotografar para um novo cliente. Está tudo sempre mudando, e acho que se eu me mover no ritmo das mudanças na indústria vou me manter à tona. Ter mais canais de distribuição é uma coisa boa, porque todos eles precisam de conteúdo. A internet tem sido fantástico para a minha carreira, posso lançar meus filmes “on line”, e fazer sessões de fotos para sites como o “suicide girls” tem ajudado a criar uma base de fãs para o meu trabalho. Quando um cliente, ou investidor, vê que as pessoas vão pagar pelo seu trabalho, então você está no caminho certo.

2) Qual é o seu relacionamento com o Suicidegirls.com o movimento “AltPorn” em geral? Quem você conhece e tem contato nesse ambiente “?  
Eu caí no mundo da pornografia alternativa por acaso. Um amigo meu sugeriu que eu visitasse um site que tinha “garotas gostosas com muita atitude”, e foi assim que eu encontrei o “Suicide Girls”. Lembro-me de pensar “Inferno, se essas meninas são assim radicais, eu poderia realmente “quebrar tudo” com sangue falso, roupas apertadas e muito trabalho” Foi quando me aproximei do SG fazendo boas fotos, e trabalhando com algumas mulheres incríveis. Eu não sei se tem acompanhado os ensaios (no site suicidgirls.com), mas as coisas que eu fiz variam de “Viking Goddess” a “Tank Girl post-apocalyptic”. Fiquei animado com a idéia de criar uma personagem feminina forte para as modelos, e transformá-las nos heróis de quadrinhos que eu sempre amei. Este foi o ambiente perfeito para o meu trabalho, e me apresentou como um artista para os profissionais da televisão e do cinema. É engraçado como esta cena (AltPorn) se tornou popular e quantas pessoas irão me contratar por causa do meu trabalho com as garotas.

3) “The Stereoscopic Pictures” é a sua empresa? Você tem outros sócios, quais suas principais obras?
É um outro nome para o meu trabalho. Se eu produzi-lo, é uma produção “The Stereoscopic Pictures”.

4) O que é importante quando você esta trabalhando num cenário independente de produção audiovisiual, incluindo os blogs, sites, e fanzines que fazem esta cena existir?
Uma boa maneira de fazer as pessoas ficarem interessadas no seu trabalho é a criação de trabalhos acessíveis em todos os meios. Todo dia eu me lembro que eu sou tão bom quanto o meu último projeto. Sabendo disto, estou sempre tentando lançar algo novo. Curta-metragem, fotografia, vídeos e músicas tendem a ter um ciclo de vida curto, e precisamos manter os fãs felizes, enquanto os projetos de maior dimensão estão em andamento. A internet é uma ferramenta perfeita para a formar e atingir o seu público. Tive filmes como “Cold Hard Cash” e “Capture Device” resenhados por blogs especializados em filmes de horror, e isso expõe o meu trabalho para todos os seus espectadores. Faz sentido estar presente nestas mídias, e, algumas vezes, funciona muito bem.
Graças à internet eu próprio tenho distribuído meu filme Cold Hard Cash online no site www.chcthemovie.com e consegui recuperar o dinheiro investido. Isso é inédito para curtas-metragens! Ultimamente tenho recebido e-mails de fãs que querem que eu lance todos os meus “curta metragem” em DVD. Estou seriamente considerando fazer isso!

5) Você tem um plano para “entrar” no “Mainstream”? Isto é parte de suas ambições profissionais?  
Sim. Venho trabalhando com o “MainStream” por algum tempo. Eu venho fazendo filmes como diretor de fotografia, e estou escrevendo dois roteiros de filmes. Também estou em conversações com os escritores de “The Ward” (o próximo filme de John Carpenter) para filmar seu próximo longa metragem! Estou trabalhando duro para conseguir chegar a um ponto onde eu possa simplesmente criar e ser capaz de sustentar a minha família e amigos com a minha arte, seja ela filmes ou fotografia. É por isso que eu respeito muito o Robert Rodriguez. Esse cara faz filmes em sua garagem e lança para o mundo inteiro! Gostaria muito de chegar a esse ponto!

6) O seu filme “ColdHardCash” foi citado como um “(..) “Grind House” bem feito “. Qual a sua opinião sobre o trabalho de Quentin Tarantino? Ele é uma influência para você? Quais são suas outras influências?
Ok deixe-me explicar esta citação do site “Filmthreat”. O que quiseram dizer foi que “ColdHardCash” é um filme do gênero “GrindHouse” feito da forma correta. Tenho sido perguntado sobre isso. Não é melhor que o filme “Grindhouse”, eu amo esse filme! Quando Lynch e eu nos propusemos a fazer este filme estávamos obcecados com os filmes dos anos 70. Adoramos filmes de “Peckinpah” e queríamos fazer um projeto que tivesse o mesmo tipo de vibração. Eu também adoro John Carpenters, e queria criar uma versão feminina de “Snake Pliskin”. A oportunidade de fazer esse filme com as “Suicide Girls” foi nossa maneira de realizar tudo isto, e sabendo o tipo de exposição que poderíamos ter, nós adaptamos o filme para as meninas. É engraçado, eu sou comparado ao Tarantino todo o tempo, e a verdade é que nunca pensamos em seus filmes ao fazer “ColdHardCash”. Quando começamos a pré-produção, “Grindhouse” não tinha saído ainda, e eu me lembro de ter visto este filme e sair rindo do cinema porque eu estava usando as mesmas técnicas usadas em Planet Terror. Eu achei isso muito legal. Então, se eu tivesse que fazer uma lista de diretores que me inspiram (neste momento), seria algo como isto:
1. John Carpenter
2. Sam Peckinpah
3. David Fincher
4. Ridley Scott
5. John McTiernan
6. Steven Soderbergh
7. Sam Rami
8. Robert Rodriguez
9. Quentin Tarrantino

7) Em termos de equipamento e de produções como você trabalha para viabilizar suas produções? Você investe dinheiro próprio? Você tem algum tipo de captação de recursos?
Isto realmente depende do projeto. Para muitos dos meus curtas eu levanto o dinheiro com investidores privados, ou financio o filme por mim mesmo. O filme Cold Hard foi 50% financiado com meu próprio dinheiro.

8) Que tipo de equipamento que você gosta de usar e que normalmente utiliza em suas produções? Qual foi a sua produção mais baixo orçamento?
Costumo mudar de equipamento de projeto a projeto. Eu tento não comprar o equipamento porque tudo muda muito rapidamente. Câmeras estão desatualizadas meses depois de comprá-las, e os clientes querem sempre a próxima novidade. Agradeço a Deus por existirem empresas de locação de equipamentos!

9) Como você fazer vídeos? Qual é a sua formação acadêmica e/ou profissional? Você acha que estudar cinema formalmente numa escola de cinema é fundamental para a formação de um bom profissional nesta área?
Eu tenho uma idéia e coloco em prática. Você pode fazer qualquer coisa se você estiver disposto a dividí-la em etapas. Eu fui para “New York Film Academy”, que é um intenso workshop de cinema em Nova York. Estudar ai realmente me deu uma visão geral da teoria do cinema, e as habilidades que eu precisava para começar. Mais do que qualquer coisa, estudar ai me ensinou como produzir sem dinheiro.

10) No Brasil, existe um crescente interesse de pessoas querendo se dedicar às carreiras na mídia, especialmente cinema e vídeo, você conhece alguma produção brasileira? Que mensagem você daria para quem está começando a estudar, com base na sua experiência até agora?
Isso é ótimo! Conhece alguém que queira financiar um dos meus próximos filmes? Eu odeio admitir isso, mas o único contato que tive com o “Cinema Brasileiro”, que eu me lembro, é um pequeno clipe que estava na internet há alguns anos, chamado “SWAP.avi”. Sendo que este é um site pornô, tenho a certeza que há pessoas aqui que viram isso. Eu não vou descrever este vídeo brasileiro que vi, mas deixe-me dizer que sentei com 04 amigos e um balde para vomitar, aquele clipe destruiu qualquer inocência que pudesse existir em minha mente retorcida. Tudo o que vou dizer é que a pornografia brasileira é foda!

(Nota da Xplastic: Ele provavelmente está se referindo ao vídeo “2 girls 1 cup”, com cenas de escatologia, que vem representando o cinema brasileiro internet a dentro)

11) O vídeo “Brunette’s are more fun” foi feito com que finalidade e em que circunstâncias? Acho que foi uma das melhores cenas de dança que eu já vi.
Esse clipe foi feito como uma experiência divertida. Eu queria experimentar esta nova técnica que estava planejando utilizar, que trabalha muito com as sombras da fotografia. Pensei, por que não filmar algo divertido de se ver? Então falei com a minha linda namorada, e grave alguns de seus movimentos! A gente filmou em poucas horas, e levamos alguns dias para editar. Se você ainda não viu pode encontrá-lo, junto com a maioria dos meus outros filmes em meu site www.mikepecci.com

Trailers:
http://www.youtube.com/watch?v=pGqt2_uCbpA
http://www.youtube.com/watch?v=53Z8GClPz3o
Subway Stalker film: http://www.youtube.com/watch?v=puabvlbcXOA

 

 

 

————————————————————-

1) You directed films and have a website, what’s your business model today, or how feasible the audiovisual production nowadays with so many distribution channels appearing and disappearing quickly?
In my business you have to be extremely flexible.  Work opportunities come and go at a moment’s notice.  I sometimes spend days developing concepts that go nowhere, and other days I will get a “cold call” to shoot photography for a new client.  It’s always changing and I find that if I stay loose and move with the changes in the industry I seem to stay afloat.  Having more distribution channels is a good thing because they are all looking for content.  The internet has been fantastic for my career, and releasing my films online, and doing high concept photo shoots for websites like suicide girls has really helped create a fan base for my work.  When a client or investor sees that people will pay for your work, then you are really in good shape.

2) What is your relationship with the Suicidegirls.com and the AltPorn movement in general? Who you know and have contact in this “environment”?
I stumbled into the alt-porn world.  A friend of mine suggested I check out this site that had “hot chicks putting shotguns in their mouths”, and that’s how I found Suicide Girls.  I remember thinking “Hell if these girls will go to this extreme, I could really beat the hell out of them with fake blood, tight outfits, and long shooting hours!”  That’s when I approached SG to do high concept photo sets, and was able to work with some amazing women. I don’t know if you have seen the sets, but the stuff we shot ranged from Viking Goddess to Tank Girl post-apocalyptic.  I was excited about the idea of creating a strong female persona for the models, and turning them into the comic book hero’s that I loved.  This was the perfect playground for my work, and exposed me as an artist to professionals in the television and movie business worldwide.  Its funny how pop culture this scene has become, and how many people will hire me just to ask about the girls.

3) The Stereoscopic Pictures is your company? Has it other partners, what is its major works?
It is another name for my work.  If I produce it, it’s a Stereoscopic Picture.

4) What is important when you’re working with a independent audiovisual production scenario, including sites, blogs, fanzines?
A good way to get people interested in your work is to create work that they can see.  Every day I am reminded that I am only as good as my last project.  Knowing this I am always trying to release something new.  Short films, Photography, and music videos tend to have a fast turn around and really keep the fans happy, while the larger projects get finessed.  The internet is a perfect tool for building and reaching your audience.  I have had films like Cold Hard Cash and Capture Device reviewed by horror blogs, and the exposes my work to all their viewers.  It makes sense, and sometimes works out really well.  Thanks to the internet I have been self distributing Cold Hard Cash online at www.chcthemovie.com and have made back the films budget.  That is unheard of for short films!  Lately I have been getting emails from fans who want me to release all of my shorts on DVD.  I am seriously considering it!

5) Do You have a plan to enter in the mainstream area? Is This part of your professional ambitions?
Yup.  I have been working on it for awhile now.  I have been shooting films as a director of photography, and I am writing two feature films scripts.  I am also in talks with the writers of “The Ward”(the upcoming John Carpenter film) to shoot their next movie!  I am working hard to get to get to a point where I can just create and be able to support my friends and family with my art, be it films or photography.  That’s why I respect the hell out of Robert Rodriguez.  That guy makes movies in his garage and releases them worldwide!  I would love to get to that point!

6) The film ColdHardCash was cited as “(..) a “Grind House” done right. ” What is your opinion about the Quentin Tarantino’s work? Is He an influence for you? What are your other influences?
Ok let me just clear the air on that quote from Filmthreat.  What they meant was that Cold Hard Cash is a “grind house genre” film done right.  I have been asked this before.  It’s not better that the film Grindhouse, I love that film!  When Lynch and I set out to make this film we were obsessed with the films from the 70’s.  We love Peckinpah’s films and wanted to do a project that had that same kind of pacing.  I also have a love for John Carpenters heros, and wanted to create a female version of Snake Pliskin.  The opportunity to do this film with Suicide Girls came our way, and knowing the kind of fan exposure we could get, we adapted it for the girls.  It’s funny, I get compared to Tarantino all the time, and the truth is that we never thought of his films when making Cold Hard. When we started pre-production, Grindhouse hadn’t come out yet, and I remember going to see it and laughing because I was using a lot of the same techniques they were, all the way down to the stock film damage footage that was used in Planet Terror.  I thought that was pretty cool.  So if I had to make a list of directors that inspire me(at this moment), it would look like this:
1. John Carpenter
2. SamPeckinpah
3. David Fincher
4. Ridley Scott
5. John Mctiernan
6. Steven Soderbergh
7. Sam Rami
8. Robert Rodriguez
9. Quentin Tarrantino

7) In terms of equipment and productions how do you work to turn feasible your productions? Do you take money out by your own? De you have some kind of funding raising?
It really depends on the project.  For a lot of my shorts I either raise the money from private investors, or finance the film myself. For Cold Hard I put in half of my own money.

8) What kind of equipment do you like to use more and normally use in your productions? What was your lowest budget production?
The equipment changes from job to job.  I try not to buy equipment because it changes to rapidly.  Cameras are outdated months after you buy it, and the clients always want the next big thing.  Thank god for rental houses!  My lowest production was $20 and that was for my film “The Subway Stalker” and that film has been in festivals all over the US!

9) How did you make videos? What is your academic training and / or professional? Do you think that formally study cinema at film school is fundamental for the formation of a good professional in this area?
How do I make videos? I come up with an idea and do it.  You can do anything if you are willing to break it down into steps.  I went to New York Film Academy which is an intense film workshop in NYC.  It really gave me an overview in film theory, and the skills I needed to get started.  More than anything it taught me how to produce with no money.

10) In Brazil, we live now a certain increasing of people becaming dedicated on careers in media and especially the movies,do you know any brazilian production? What message would you give to anyone starting to study now, based on your experiences so far?
That’s great!  Know anyone that wants to finance one of my next films?  I hate to admit this though, but the only exposure to “Brazilian cinema” that I can remember is a little clip that was on the internet a few years ago called SWAP.avi.  Being that this is a porn site, I am sure there are people here who have seen this.  I’m not going to describe it, but let me just say I sat down with 4 close friends and a bucket to puke in, and allowed that clip to destroy whatever innocence was left in my twisted brain.  All I will say is that Brazilian porn is fucked!

11) The video “Brunette’s are more fun” was done with what purpose and under what circumstances? I think that was one of the best dance scenes I’ve ever seen.
That clip was done as a fun experiment.  I wanted to try out this new technique I have been using that brings out information in the shadows of a photograph.  I figured why not film something fun to look at, so I got my lovely girlfriend to show off some of her moves!  We shot it in a few hours, and it took a couple of days to edit.  If you haven’t seen it you can find it and most of my other films at my website www.mikepecci.com