Neste episódio Nicole Puzzi entrevista Gina Stocco, uma fotógrafa. No episódio 8 da quarta temporada de Pornolândia elas conversam sobre o projeto “Beleza Revelada” e como Gina consegue captar a essência única de cada mulher através de suas fotos. Uma conversa delicada e reveladora que você poderá ler na transcrição a seguir, ou assistir diretamente no Canal Brasil na Globoplay.
Nicole Puzzi: Ela usa a fotografia para mostrar a beleza que todas as mulheres têm. Ela não está interessada na beleza da publicidade. Hoje vamos conhecer Gina Stocco, a fotógrafa que retrata a mulher como ela é e vai falar sobre isso com a gente. E sem sair do assunto beleza, a nossa exuberante Xgirl encerra.
O Trabalho de Gina Stocco
Vamos começar falando do seu trabalho?
Gina Stocco: Vamos!
NP: Então, me fala um pouquinho deste teu trabalho maravilhoso.
Gina Stocco: Como eu comecei?
NP: Tua vida, como você começou, como é o seu trabalho. Eu quero saber assim: você pega as mulheres e mostra o que há de mais bonito nelas. Como é que você consegue? Como começou isso de você ver o lado belo da mulher?
GS: Então, na verdade, acho que foi há 10 anos atrás mesmo, eu fazia tudo quanto é fotografia, fotojornalismo. Trabalhei sempre com muitas modalidades de fotografia. Mas eu via assim, eu não queria ser apenas uma fotógrafa, sempre quis ser mais do que uma fotógrafa! E eu sempre observava as pessoas e pensava “será que eu consigo fazer aquela pessoa ficar mais bonita?” dependendo da luz, do ângulo, né. Aí, em uma tarde, eu lembro que eu estava com uma pessoa, acho que não era um namorado… era um amigo, vai.
NP: Namozade, como dizem por aí!
GS: É, uma paquera, vai! Aí ele falou “Gina, por que você não faz umas fotos suas?”. Ele falou e aquilo ficou na minha cabeça, sabe? Eu estava no meu estúdio e aí pensei “puxa vida! Eu acho que vou me auto-fotografar”. Aliás, até antes do projeto “Beleza Revelada”, lá trás, lá no Canadá onde eu estudava fotografia, eu tinha sempre essa mania de me auto-fotografar. Eu sempre punha, montava o set…
Inventora das selfies?
NP: Antes das selfies?
GS: Antes das selfies! Magina, eu já fazia selfies, eu que comecei essas selfies! Eu lembro que eu estava andando de carro e foi meio sonho, dream. Tinha um galpão com umas entradas de luz, aí eu montei o set. Parecia uma louca né, nem conhecia ninguém que era dono daquilo, né. Mas eu montei o set e comecei a posar e me auto-fotografar. Aí deixei quieto, achei legal, mas era mais para a escola que eu tinha feito.
Aí essas pessoa me pediu umas fotos, né, eu estava no meu estúdio e eu auto me fotografei. Eu achei tão legal e mostrei para ele e ele falou “Nossa! Estou tão admirado, achei tão bacana”. Aí fiquei pensando “por que eu não faço, pego essa ideia das mulheres? Para ela dar de presente para o namorado, para o marido, para o amigo, para elas mesmas”. Comecei a ter essa ideia e veio o nome “Beleza Revelada”. Primeiro era “Alma feminina”. Aí fui pesquisar na internet e tinha tudo quanto é alma feminina, livro isso e aquilo. Não deu certo Aí veio “Beleza Revelada”, tinha tudo a ver com fotografia e você revela a beleza!
Beleza Revelada
NP: E beleza revelada acabou sendo esse livro, né?
GS: Exatamente!
NP: Esse livro maravilhoso. Eu estou nesse livro, gente! Pode mostrar aí que eu estou. Tem uma porção de gente linda. Agora, o que é interessante no seu trabalho, é que você mostra a beleza de qualquer mulher!
GS: Exato!
NP: Existem algumas armadilhas que as mulheres caem e que destroem a autoestima delas?
GS: Você fala antes de vir fazer o ensaio?
NP: Antes de fazer o ensaio. Às vezes elas chegam destroçadas porque o marido, namorado falou que elas são horríveis…
GS: É, mas eu acho que é insegurança do marido. A mulher é tão bonita que o marido começa a detonar ela, né. Esses que são inseguros falam “Ah, você não está bonita” e elas se sentem inseguras. Aí elas v~em e fazem o ensaio, a maioria, é porque o marido não está mais valorizando ela, né.
NP: E como é que elas saem do estúdio, depois que veem as fotos?
GS: Ah, você sabe né, Nicole!
NP: Eu sei!
GS: Ah, elas saem realizadas. Elas ficam tão felizes! Muitas choram, sentem-se felizes. Nem viram as fotos, mas se sentiram valorizadas de estar ali no ensaio, no glamour. É muito legal.
Para todas as mulheres
NP: Você fotografou, eu me lembro lá do seu estúdio, uma mulher de 90 anos. É a Ida, né? Elas está no livro, né!
Gs: Ela está no livro!
NP: Gente, que fantástico! Você vai passando aqui… Olha, a minha amiga Cecília Bourdon, estilista. Mas ela é fácil, porque ela é linda!
GS: Não é? Ela toda estilosa, bonita.
NP: Linda, poderosa. Uma mulher que se fez, né!
GS: Sim! Ela é chic.
NP: Chic! Eu gosto de mulher poderosa, mulher que se faz!
GS: Que tem atitude.
NP: Que tem atitude!
GS: E não copia, é ela! Igual você, né, Nicole?
NP: Mas eu acho que as suas fotos ajudam a mulher a perceber a beleza que está dentro dela.
GS: Exato.
NP: Você revela, por isso que é “Beleza Revelada”! Você revela a beleza de todas as mulheres.
GS: Muitas falam que eu consigo captar a essência, a alma da menina assim, a beleza que ela nem sabia que tinha, né.
NP: Realmente você consegue captar…
GS: Eu fiz uma amostra também…
NP: Tem uma médica também...
GS: Tem uma cadeirante, né.
Beleza indistinta
NP: Tem uma cadeirante!
GS: A história da cadeirante é muito legal.
NP: Como é que é a história dela?
GS: A Jaci, então… Na verdade, fui eu quem procurei ela. Ah, eu queria trazer uma moça, mostrar uma mesma pessoa sendo cadeirante e ela pode ser sensual da mesma maneira.
O que faz a beleza para Gina Stocco
NP: Sim! O que é que faz uma pessoa parecer bonita para você?
GS: A felicidade, ela se sentir calma, se sentir valorizada! Isso que faz a pessoa ficar bonita.
NP: Mas chega a mulher em você ela está destruída, depressiva?
GS: Exatamente! Aí, ela chega toda murchinha, com vergonha. “Ah, acho que não vou conseguir!”. Mas aí eu converso com ela, mostro, converso. Ela já vai para a maquiagem, faz o cabelo e ela já começa a se sentir… Nossa!
Gina Stocco e o pedido realizado
NP: Você não está parando, né, Gina?
GS: Não, não. Você viu no Jô, né?
NP: Você foi pro Jô Soares, você toda…
GS: Para você ver como era verdadeira a história que eu falei. Eu tinha uma palestra, eu estava fazendo o livro, nossa uma loucura! Eu virei editora do meu livro, tá? Eu que fui atrás dos direitos, tudo!
NP: Eu sei. Você lutou muito por esse livro!
GS: Eu lutei! Aí, era palestra lá na Vila Madalena, a Ana Paula me chamou. Era feriado, dia 06 de setembro. “Ah, Gina, vem no dia 07 aqui dar sua palestra” e eu fui. Na noite anterior de eu ir à palestra, pedi a Deus… assim, eu estava acabando o livro e pedi a Deus, eu sabia que estava acabando o programa do Jô. Falei “poxa vida, coisa meio impossível, mas eu vou pedir a Deus”. Aí eu falei assim “queria tanto estar sentada do lado do Jô, queria tanto estar do lado dele, como eu gostaria, Deus”. No dia seguinte está a Renata que trabalha no Jô, ela amou minha palestra, amou o meu livro e levou meu livro para o Jô. E lá estava eu sentada do lado dele em novembro.
NP: Eu vi a sua carinha na foto com o Jô . Ah, que gostoso!
GS: Não é lindo? Ele é lindo, né?
NP: Trabalhei com Jô Soares…
GS: Você foi, eu vi você no show!
NP: Eu trabalhei com Jô Soares nos anos 80.
GS: Sério?
NP: Trabalhei no “Viva o Gordo” na Globo e no “Veja o Gordo” no SBT.
GS: Sério? Ownt, que legal!
Pessoas ao seu lado
NP: Tive pessoas maravilhosas ao meu lado, como você!
GS: Quando eu recebi o convite para participar aqui do programa, nossa, eu adorei! Amei, amei, amei.
NP: Não, e você é uma pessoa que sempre esteva na minha cabeça. A gina vai vir!
GS: Aí, sempre tem a hora certa, né.
NP: Sempre! Amor, muito obrigada!
GS: Obrigada você!
NP: Agora, nós vamos ver a beleza da nossa xgirl!
A nossa Xgirl
E o programa terminou com a maravilhosa Xgirl Emme White, uma morena de olhos verdes linda e gostosa, que ficou nua em um ensaio sensual que revela toda a exuberância do seu delicioso corpo.