Neste episódio Nicole Puzzi entrevista Dr Vini Lacerda, médico cirurgião e coloproctologista. No episódio 15 da sexta temporada de Pornolândia eles conversam sobre sexo anal, saúde e prevenções, bem como as práticas anais e as formas de evitar lesões na região. Uma conversa esclarecedora que você poderá ler na transcrição a seguir, ou assistir diretamente no Canal Brasil na Globoplay.
Nicole Puzzi: O mundo gira, o tempo passa, mas o sexo anal continua sendo visto como um assunto proibido. E para quebrar o tabu, Vamos conversar com o Dr Vini Lacerda, um médico que não tem medo de de falar sobre o prazer anal. E depois desta conversa esclarecedora, vamos ficar com a nossa erótica Xgirl!
A escolha da proctologia
Me conta como é que foi a sua decisão de trabalhar com proctologia. Houve alguma piada dos seus amigos, da família?
Dr Vini Lacerda: Tá bom! Então, não foi nada muito pensado, tá. Eu fiz medicina e gostei da área de cirurgia, então acabei fazendo residência em cirurgia geral e depois me interessei pela área de aparelho digestivo. Então, depois, eu fiz um outra residência em cirurgia do aparelho digestivo. Durante a residência eu comecei a ter contato com a coloproctologia que, apara quem não conhece, é a área que cuida do intestino grosso, do reto e do ânus. É uma área que eu gostava, que eu achava interessante e teve também o fato de que eu sou gay. Então, eu tenho muitos amigos gays e eu sei dos problemas que muito enfrentam no ânus e no reto, o que muitas vezes atrapalha na questão do sexo anal.
Então, eu comecei a me interessar, porque eu vi que essas pessoas, tanto os amigos quanto outras pessoas que eu conheci, eram carentes de informação sobre essas doenças do ânus e até mesmo problemas que dá para prevenir, como as infecções sexualmente transmissíveis, né. E aí eu comecei a me interessar por essa área e vi que dava um link legal.
Quando eu terminei a residência e o estágio de preceptoria, eu comecei a escrever sobre isso no meu blog, no meu Instagram. Comecei a escrever sobre isso e aí passei a focar realmente na área de proctologia voltada para o público LGBT+, principalmente o público gay, trans e homens que fazem sexo com homens – que são homens que não se consideram nem gays nem trans, mas fazem sexo anal. Então, eu comecei a me aventurar a falar sobre esse tema, que é um tema polêmico, que tem tabu, que tem muita gente que tem medo de falar.
Dr Vini Lacerda bem bloguerinho
Com relação às piadas, com relação à família sempre tive muito apoio. É óbvio que tem uma brincadeira ou outra, os meus amigos também fazem alguns tipos de brincadeira. Tem uma que pelo horário eu acho que posso até contar.
NP: Pode contar!
Dr Vini Lacerda: Quando eu comecei a fazer o blog, o Instagram, e comecei a ganhar seguidores, o pessoal começou a falar que eu virei blogueiro do ânus.
NP: Blogueiro do cu, gente!
Dr Vini Lacerda: Isso. Aí uns amigos meus começaram a me chamar de Cugliesi. Então, teve essa piadinha que eu lembrei, mas no geral, sempre tive muito apoio e estou muito feliz com o resultado que estou tendo, com o retorno. E espero estar podendo ajudar essas pessoas que têm carência de informação e de assistência médica mesmo.
Dr Vini Lacerda, por que tanto tabu?
NP: Por quê o ânus é tão polêmico, hein?
VL: Olha, eu acho que são por vários motivos, tá. Um deles é a questão de que o sexo anal está associado à homossexualidade. Eu falei uma vez, escrevi um artigo, que o sexo anal é o mais democrático. Por quê? Todo mundo pode praticar sexo anal, todo mundo tem ânus.
NP: É verdade.
O sexo mais democrático
VL: O sexo vaginal só quem tem vagina, o pênis, só quem tem pênis. Agora, o sexo anal todo mundo pode praticar, então ele é o mais democrático, mas é o que tem mais tabu. Tem gente que falar “o ânus não foi feito para sexo” e eu falo, olha, as pessoas praticam sexo oral, masturbação. Então assim, eu não acho que o ânus foi feito para nada…
NP: Todo mundo quer dar palpite. “Ah, não foi feito para isso, não foi feito para aquilo”. É tudo palpite.
VL: Se você tem prazer no sexo anal e é feito corretamente, então ele pode ser sim um órgão sexual. Ele pode não ser um órgão reprodutor, ter funções reprodutivas, agora sexual ele é, é uma área erógena. Tem gente que sente prazer e tem gente que só tem prazer com sexo anal.Então eu acho que, voltando a questão do tabu, homofobia, machismo, porque, por exemplo, tem homens que não praticam sexo anal em casa, mas procura sexo anal fora, com prostituta, mas acha que se propor para a esposa ela vai achar errado. E, às vezes, a esposa quer fazer também e não sabe como agradar,
às vezes tem desconforto no primeiro e não quer tentar de novo sendo que tem que ter paciência. Sexo anal é paciência, é tempo.
Melhor informar do que proibir
NP: Então, apara evitar doenças transmissíveis, para evitar problemas principalmente no intestino grosso, para evitar todos estes problemas, seria mais fácil que as pessoas agissem de forma mais natural com o ânus, né.
VL: Com certeza!
NP: Com as genitais todas, né.
VL: Exatamente, eu não tenho dúvidas disso. Então, primeiro buscar informação. O sexo anal não é igual ao sexo vaginal e nem igual ao sexo oral, ele tem algumas peculiaridades.
NP: Melhor instruir do que proibir!
VL: Com certeza!
NP: É o que você está fazendo para quebrar os tabus!
VL: Sim, é isso que eu quero. Não quero tabu e quero tentar, vamos dizer assim, eu falo que é contenção de danos. Então, as pessoas fazem as práticas, elas têm que saber dos riscos e evitar os problemas que possam ter também.
Dr Vini Lacerda e os assuntos polêmicos
NP: Eu peguei alguns assuntos do seu Instagram que eu achei maravilhoso. O assunto é polêmico!
VL: Vamos falar, estou aqui para isso!
Golden Shower
NP: Golden Shower, vamos começar por aí!
VL: Esse ai bombou no carnaval, né, a gente sabe bem o porquê, no twitter bombou. O que acontece no Golden Shower: para quem não sabe, é a prática da urina, usar a urina durante o sexo. Pode ser tanto você urinar no corpo, quanto urinar nos genitais ou beber a urina. O que é urina? É um filtrado do nosso sangue.
Então, se a pessoa não está doente, não tem uma infecção urinária ou alguma infecção transmissível do canal da uretra, como gonorreia ou clamídia, a urina é para ser um líquido estéril, um líquido que não tem bactérias. Mas, não deixa de ser um líquido filtrado que elimina toxinas do nosso corpo.
Então, tudo que a gente consome, drogas, álcool e alimentos, acabam sendo eliminados pela urina. Se a pessoa está saudável e está tudo bem, você ter contato com a urina não vai trazer nenhum malefício para você. Se alguém tem algum sinal de IST pode transmitir essa IST. Então, a urina em contato com a pele tudo bem. Em contato com as genitais, com mucosa, se a pessoa está com algum micro-organismo, bactéria no canal da urina, como exemplo, pode transmitir IST.
Fisting e Prolapso
NP: Fisting! Nossa, parece sobrenome de artista.
VL: Uns nomes chiques hoje, né!
NP: Fisting e prolapso.
VL: Vamos lá. Só para explicar, fisting do inglês, fist: punho. Fisting é a prática de introduzir…
NP: Punho?
VL: Punho.
NP: Eu não vou falar o palavrão que eu pensei, mas… O punho.
VL: Olha, “Ah, mas posso fazer, é seguro?”. Gente, eu sou do seguinte princípio: as pessoas praticam, a gente sabe que pratica, se procurar na internet você vai achar.
NP: Eu faço brincadeira, mas é claro que praticam. A gente sabe que praticam.
Precauções para a prática
VL: E isso tem acontecido muito com o uso de drogas e, para a parte de sexo a gente fala disso também. Para práticas que envolvem sadomasoquismo, o fisting, que essas práticas a gente tem que falar de contenção de danos. se você pratica, você tem que saber dos riscos e fazer da melhor forma para não causar lesão.
Então, eu falo que quem pratica fisting é quem consegue relaxar o músculo do ânus a ponto de caber uma mão. Como ela consegue relaxar isso eu não consigo te explicar ainda, mas tem gente que consegue. E só consegue porque relaxa e, se não relaxa o músculo vai machucar. E machucar pode trazer problemas, como fissuras que são feridinhas, lacerações, que é realmente o músculo romper e você falou do prolapso anal.
Prolapso
O que é o prolapso anal? É quando a mucosa do reto, o reto é a parte interna, essa mucosa acaba saindo. Isso pode trazer problemas até de incontinência fecal. “Ah, eu gosto de praticar fistinhg. O que eu posso fazer para não ter este tipo de lesão?”. Primeiro você tem que sentir que está relaxado e quem for fazer o fisting, se possível, usar luva e cortar as unhas para evitar lesões.
NP: Pode dar lesões no reto?
VL: Pode dar lesões no reto, pode lacerar o músculo do ânus, pode causar o prolapso, que é essa saída da mucosa e a pessoa ficar incontinente. A gente precisa orientar a melhor forma e, caso apresentar algo errado deve procurar um médico coloproctologista.
Encontre o Dr Vini Lacerda
NP: Como a gente faz para te encontrar?
VL: Olha, tem a minha página, que é meu contato mais direto com o público, eu respondo as mensagens, tiro dúvidas sempre que possível no direct. Lá você tem número de WhatsApp para marcação de consulta, email eu também sempre respondo assim que possível, assim como no direct do Instagram.
NP: Dr. Vini Lacerda, muito obrigada!
VL: Obrigado você, Nicole, adorei! Obrigado!
NP: Gostei muito da entrevista, muito mesmo!
VL: Obrigado pela oportunidade de estar aqui e espero ter esclarecido algumas coisas para vocês!
NP: Certamente!
E agora se prepara, vem aí a nossa Xgirl.
A nossa Xgirl
E o programa terminou com a maravilhosa Xgirl Jillian, uma morena linda e gostosa! Ela ficou nua em um ensaio sensual gostoso de apreciar.