Neste episódio Nicole Puzzi entrevista Dr. Marcus Vinícius Santos, cirurgião plástico. No episódio 24 da primeira temporada de Pornolândia eles conversam sobre a cirurgia íntima e sobre seus benefícios estáticos e psicológicos para as mulheres. Uma conversa engajada que você poderá ler na transcrição a seguir, ou assistir diretamente no Canal Brasil na Globoplay.
Nicole Puzzi: Cheguei! Hoje eu vou conversar com vocês sobre cirurgia íntima. É, cirurgia na… na menina, já sabe. Para isso, eu trouxe uma pessoa que é coisa de primeiro mundo. Dr. Marcus Vinícius dos Santos vai conversar com a gente daqui a pouco. O Dr. Marcus é da clínica de cirurgia Paulista e ele vai falar sobre a cirurgia especificamente. Homens, vocês vão gostar, Mulheres, você mais ainda. Mas, antes, nós vamos ver a nossa Xgirl que, além de ser uma moça maravilhosa, nós vamos escutar um som maravilhoso que é o “Santa Sampa”, que é o som do Vespas Mandarinas que eu participei do clipe. Acho que deu para entender. Vespas Mandarinas, Santa Sampa, eu participei do clipe e a Xgirl. Vamos lá antes que eu me enrole mais.
A nossa Xgirl
E o programa começou com a maravilhosa Xgirl Babsi, uma morena tímida que se abriu para um delicioso ensaio sensual delicado!
A cirurgia íntima
NP: Marcus, hoje em dia a gente fala muito em cirurgia íntima. Gostaria de saber como ela é feita e se tem algum nome específico, qual o tempo de recuperação. Me fala tudo.
Marcus Vinícius Santos: A cirurgia íntima já tem alguns anos que é realizada. Hoje a gente fala em ninfoplastia, que é um outro nome que a gente está dando para este tipo de cirurgia. É bom diferenciar, que é a coisa mais importante, porque as pessoas confundem a ninfoplastia ou cirurgia íntima com imenoplastia. Ah, é para a mulher voltar a ser virgem? Não, isso não existe.
NP: Ser virgem é uma vez só. Só se nascer de novo, né?
Marcus Vinícius Santos: Exatamente. E, principalmente, porque hoje se dá muito pouca importância para esse tipo de coisa. Então, o foco é outro. O foco é a parte estética e até a parte funcional também da parte externa da vagina. Então, os grandes lábios e os pequenos lábios, que normalmente a mulher já nasce com alguma deformidade. Ou após as gestações há uma hipertrofia tanto dos pequenos lábios, quanto dos grandes lábios. E são vários procedimentos estéticos que a gente pode fazer. Inclusive, com o próprio envelhecimento…
NP: Cai. Não caiu não, gente, mas cai.
MV: …gera flacidez, perda de volume. Então, são vários tipos de cirurgia que a gente engloba nessa parte. Não é nada interno. É a parte estética e externa. A parte interna é ginecologista.
Questões com a genitália
NP: Já chegou alguma mulher em você e ficou com vergonha, querendo falar e não consegui, porque ela tinha um problema?
MV: Isso é muito comum. Na verdade, a cirurgia íntima está crescendo agora, porque a mulher está se libertando mais, conversando mais a respeito, está se observando e está sentindo que aquela condição não é agradável. Por exemplo eu tive uma paciente que não conseguia andar de bicicleta. Os pequenos lábios dela eram tão grandes que incomodava. Mesmo ela usando uma calcinha mais apertada, quando ela sentava na bicicleta, ficava machucando. Então, não é só uma questão estética, é um reparador de qualidade de vida. Mulheres que usam anabolizantes e que têm um desenvolvimento maior do clitóris também acabam tendo um desconforto, porque acaba aumentando o volume. Então, essa é uma outra queixa não só no ato sexual em si, mas também na vida dessa pessoa acaba sendo importante.
Cirurgias íntimas desnecessárias?
NP: Mas, não acaba que algumas pessoas, algumas mulheres querem fazer uma cirurgia desnecessária?
MV: Não, isso não acontece. A gente ainda não chegou neste ponto de as pessoas perderem o limite do bom senso. Até tive um caso de uma paciente, que não morava aqui no Brasil, ela queria que retirasse completamente os pequenos lábios. E, realmente, isso não existe. Eu conversei com ela, expliquei que não é só uma visão estética que incomodava tanto, na verdade é uma mutilação.
NP: isso é mutilação, magina.
MV: Sem dúvidas. E conversamos, eu expliquei. Reduzimos, dentro da anatomia necessária, fiz a redução e ela acabou ficando contente.
Padrão de genitália
NP: Mas, gente, ficar só a boquinha assim não seria estranho? Mas, escuta, está tendo essa moda de depilação, tem os filmes de sexo explícito. Hoje em dia, todo mundo vê, tem na internet. Você acha que começa haver um padrão estético de genitália?
MV: A genitália, na verdade, é muito pessoal. Então, não existe um padrão estético estabelecido. É a mesma coisa de alguém chegar com uma foto sua e dizer “eu quero o rosto igual ao da Nicole”. Você não vai prometer esse resultado, porque isso não existe.
NP: Não é possível porque tem outro tipo de…
MV: De formação óssea, de musculatura, de expressão. Você pode até chegar próximo do resultado, mas nenhum cirurgião plástico vai ter este enfoque. Da mesma forma na genitália. Você vai reduzir os grandes lábios se são muito grandes, se os pequenos também estão em excesso, se o clitóris está mais avantajado. Você vai adequar uma estética, uma anatomia que vai ficar bonito e vai continuar gerando prazer no ato sexual.
Cirurgia de mudança de sexo e a cirurgia íntima
NP: E não tem nada a ver com a cirurgia de transexual, aquela cirurgia de mudança? Não tem nada a ver, porque isso é feito por… Cirurgião plástico faz também?
MV: Cirurgião plástico faz também. É uma cirurgia que eu não realizo, mas hoje em dia aqui no Brasil, e lá fora também, tem técnicas fantásticas de mudança de sexo. O resultado estético melhor é do sexo masculino para o feminino. E realmente fica perfeito. O que eu já tive no consultório foi um paciente que fez a mudança de sexo e foi até a clínica para a gente fazer uns ajustes na genitália externa, que era feminina e extremamente normal.
NP: Homem também faz cirurgia íntima?
MV: Também. A gente tem mais tabu com relação ao homem nesse tipo de cirurgia, mas a própria cirurgia que a gente reduz o prepúcio acaba sendo uma cirurgia estética. tem a cirurgia quando o pênis é torto.
NP: Capitão gancho.
MV: Exatamente, pode ser feito também, mas é mais no campo da urologia e não de cirurgia plástica. No campo da cirurgia plástica, o foco maior realmente são as mulheres.
Os benefícios da cirurgia íntima
NP: Mas, eu acho também que a cirurgia íntima pode trazer muitos benefícios. Queria, para a gente encerrar, que você falasse sobre os benefícios da cirurgia íntima.
MV: A cirurgia íntima, na verdade, não é só um fato estético. as mulheres referem que melhora a qualidade da vida sexual. A gente não mexeu em nada, nenhuma área erógena, não fez nenhuma terapia. Mas, realmente, ela se sente mais livre e aberta ao prazer.
NP: São benefícios estéticos, psicológicos e reparadores.
MV: Exatamente.
NP: posso te dar um beijo?
MV: Claro!
NP: Ai que delícia gente. Agora, a gente vai ver uma mulher com os peitos lindos e ela cozinha.
MV: Ótima qualidade!
NP: É a Sweetie Bird!
Cozinha ao Ponto
E este episódio termina com a receita de Buraco Quente, preparado pela deliciosa tatuada Sweetie Bird!