Ana Maria Madeira
24 de novembro de 2016

Translésbicas, as trans que amam outras mulheres

Reportagem em vídeo mostra a trajetória das translésbicas e travestis lésbicas, mulheres que enfrentam a dura batalha entre “o que eu sou” e “de quem eu gosto”

Na cabeça de muita gente ser uma travesti ou mulher trans implica em necessariamente gostar de homens. O seguinte exercício que pode ser útil nesse caso: se um homem hétero passasse a se identificar com o gênero feminino e se assumisse como uma mulher trans, ele automaticamente deixaria de gostar de mulheres? Muito provavelmente não. As translésbicas estão aí para mostrar que “uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa” — e elas são mais numerosas do que imaginamos.

Entrevistamos duas travestis e duas mulheres trans que se interessam afetivamente e sexualmente por outras mulheres; uma delas é bissexual. Elas contam suas trajetórias afetivas, como passaram pela transição de gênero e denunciam o preconceito dentro e fora do meio LGBT. A reportagem também serve para quem quiser entender de vez a diferença entre identidade de gênero e orientação sexual.

Veja também nossos outros documentários sobre sexo.